sabedoria-conhecimento-e-entendimento

Sabedoria, Conhecimento e Entendimento

Cursos Profissionalizantes Maná da Semana Transformação e Crescimento Espiritual

Se você for igual a mim, deve gastar bastante tempo procurando sabedoria para as muitas decisões que precisam ser tomadas no trabalho. E penso que você vai concordar que conhecimento e entendimento também são importantes no processo de tomada de decisões. Achei interessante descobrir textos da Bíblia que fazem referência simultânea à sabedoria, conhecimento e entendimento.

Essas três palavras têm significados diferentes, mas as Escrituras salientam que elas se completam. Elas dizem que o entendimento vem pelo estudo da Palavra de Deus. O conhecimento vem das experiências e habilidades que Deus nos dá. E sabedoria resulta do acúmulo do entendimento e conhecimento que recebemos no decorrer do tempo. Porém, as três provêm de Deus: “Porque o Senhor  dá a sabedoria, e da Sua boca vem o conhecimento e o entendimento.”  Provérbios 2.6

Para compreender como eles se relacionam vamos examinar cada termo individualmente, começando por Entendimento. O significado hebraico é definido como, “discernimento de um critério com habilidade para julgar”. Um cliente certa vez me consultou, pedindo a mim e a outros consultores que o ajudássemos numa questão. Um deles recomendou um plano que era imoral. O tempo que eu tinha passado com a Palavra de Deus foi o que me capacitou a ter consciência dos perigos daquela escolha e a ter entendimento da situação, o que resultou numa solução bem melhor.

Jó 28.28 ensina: “No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento.” Para ter entendimento precisamos usar nossos sentidos para ouvir e observar. Porém, a habilidade para julgar de forma apropriada vem do entendimento da Palavra de Deus.

Conhecimento vem de Deus por meio das experiências, habilidades, talentos e dons que Ele fornece, permitindo que enfrentemos a vida e aprendamos, se tivermos humildade para nos deixar ensinar.

Quando jovem, como funcionário da área de empréstimos de um banco, meu primeiro empréstimo para Administração de Pequenas Empresas foi um desastre. Esse tipo de empréstimo exige muita atenção aos detalhes e o desafio de dúzias de documentos.  Sem nenhuma experiência, fiz confusão com o formulário de pedido de empréstimo e fui criticado pelo meu líder pela minha atuação. Humildemente reconheci minha falha.  E essa falha proporcionou o conhecimento que eu precisava para que eu me tornasse um excelente analista de empréstimo para pequenas empresas. “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” (Provérbios 1:7). Temor do Senhor — respeito reverente — proporciona a humildade necessária para obter conhecimento e se tornar excelente.

Sabedoria surge do conhecimento e entendimento que obtemos ao longo dos anos.   Depois de termos cometido erros, o conhecimento adquirido nos capacita a ter sabedoria. Poderíamos dizer que a aplicação da sabedoria é estratégica, enquanto que o conhecimento é mais tático. Meu primeiro negócio começou com um empréstimo empresarial de 21% de juros. As dolorosas lições aprendidas com aquele empréstimo e meus clientes bancários que financeiramente extrapolaram seus limites de crédito, me proporcionaram sabedoria para aconselhar outras pessoas com risco de incorrer em débitos.

Aplicar as lições que aprendemos com o tempo, pavimenta o caminho para adquirirmos sabedoria, mas, de novo, exige humildade. Como resume Provérbios 9:10:  O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.” 

 

Rick Boxx é presidente e fundador da “Integrity Resource Center”, escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário.

 

Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

  1. Como você define e distingue entre conhecimento, entendimento e sabedoria?
  2. O que você pensa da forma como o autor fez distinção entre os três termos? As diferenças são importantes? Explique.
  3. Você concorda com a afirmação que os três provêm de Deus? Por quê?
  4. Em sua opinião, qual dos três é mais importante?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 3:13-15; 10:14-15; 14:8; 15:7, 21; 16:16, 21; 18:4; 19:20.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *