Construindo um Negócio Baseado em Valores

Construindo um Negócio Baseado em Valores

Maná da Semana

Uma das ferramentas mais subestimadas na estruturação de qualquer empreendimento são os valores sobre os quais ele está sendo construído. Se o objetivo da companhia é simplesmente ter grandes lucros, fechar muitos negócios ou distribuir enormes quantidades de produtos ou serviços, ela poderá ser levada a ter problemas com os fins servindo para justificar os meios.Por exemplo, quando o objetivo é finalizar vendas, alguém poderia ser tentado a fazer qualquer promessa necessária para conseguir isso – mesmo que ela não possa ser cumprida. Ou quando maximizar os lucros é a meta primária, pode se tornar fácil justificar o corte de gastos, mesmo que isso comprometa a qualidade dos produtos ou serviços fornecidos.

Entretanto, quando uma companhia começa tendo uma estrutura de valores muito clara e bem planejada para guiá-la e governar suas operações, suas chances de sobrevivência e sucesso aumentam enormemente. Tais valores definem essencialmente “o que fazemos”, “porque fazemos” e “como fazemos”.

Muitos CEO’s seguidores de Jesus Cristo compartilham o desejo de influenciar suas organizações com princípios da Bíblia – que entendem ser a Palavra de Deus – sendo ao mesmo tempo sensíveis para com aqueles que não abraçam a mesma fé. Uma das melhores maneiras de moldar a cultura de uma empresa de uma maneira eficaz e não ofensiva é focar valores, princípios de conduta e práticas que todos dentro da organização possam ser convidados a abraçar.

Por exemplo, o valor de estabelecer o serviço ao cliente como prioridade máxima é um valor contra o qual poucos podem levantar objeções. Nem mesmo precisamos explicar que este valor está baseado em Lucas 6:31, que diz: “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.” Podemos abraçar o valor de fazermos o melhor que pudermos sempre, sem termos que insistir para que nossos funcionários trabalhem “…de todo o coração, como se estivessem servido o Senhor e não as pessoas” (Colossenses 3:23).

Uma vez que muitos dos valores que normalmente endossamos são extraídos diretamente da Bíblia, a formulação de nossas crenças fundamentais serve como uma forma não ameaçadora de comunicar os padrões e valores de Deus. Desenvolver estes valores fundamentais e fazer com que sua equipe permaneça fiel a eles oferece a oportunidade de indicar a forma de fazer negócios da maneira de Deus.

Como o salmista expressou em Salmos 119:130, “A explicação da Tua Palavra traz luz e dá sabedoria às pessoas simples.” Para alcançar o sucesso – e mantê-lo – é importante que cada membro importante da equipe seja capaz de compreender e explicar o que a companhia pretende. Quais são os valores e princípios básicos que servem como sinalizadores para a sua conduta nos negócios do dia a dia?

Se você deseja moldar a cultura de sua organização segundo a maneira de Deus, experimente determinar e expressar seus valores fundamentais. Depois, seja exemplo deles e os comunique de forma consistente para sua equipe. Como o apóstolo Paulo escreveu, “Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como com as minhas ações.”

 

[dt_code]Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Você já considerou a possibilidade de fazer de sua empresa um negócio fundamentado em valores?

2. Se você acredita que sua empresa está fundamentada em valores, quais são eles? Eles são expressos e apresentados de forma tal que todos tenham a oportunidade de revê-los e entendê-los como diretrizes para as operações e práticas diárias?

3. Compreendendo que nem todos dentro de uma empresa sustentam as mesmas crenças espirituais, é adequado que as pessoas saibam que a fonte dos valores da empresa é a Bíblia? Por quê?

4. Como você acredita que uma organização que ainda não tenha estabelecido um sistema de valores para governar suas operações pode começar a trabalhar neste sentido? Ou você acredita que a esta altura não haja necessidade de mudar sua condição atual?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 11:1; 14:5; 15:33; 20:14; 29:4; Filipenses 4:8; II Timóteo 2:2.
[/dt_code]

Rick Boxx é presidente e fundador da “Integrity Resource Center”, escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *