Ferramentas Corretas

Maná da Semana

Quando eu tinha uns 12 anos, meu pai me levou a uma loja de ferragens para comprar meu primeiro jogo de ferramentas. Entre os primeiros itens que comprei constava um alicate. Junto com ele veio um sermão, que meu pai já fizera muitas vezes, sobre a importância de ter boas ferramentas, saber usá-las e cuidar delas. E ele sempre concluía com a mesma advertência:“Cuide de suas ferramentas e elas cuidarão de você”.

Meu pai havia sido mecânico, mas a essa altura da vida tornara-se leiloeiro. Sua principal ferramenta agora era um microfone, um pesado Electro-Voice 635 cromado, que ele carregava numa sacola de pano. Era tão valioso para meu pai quanto havia sido a chave de fenda ou a chave inglesa em sua profissão anterior.

Quando fui para a faculdade em 1966, gravei minhas iniciais “jdm” em cada uma de minhas ferramentas para evitar que ficassem de posse de alguém que não respeitasse o que é alheio. Ainda uso muitas delas quase todos os dias. Como você pode concluir, aprendi as lições que meu pai tão bem me ensinou.

Hoje, como fotógrafo profissional, minhas ferramentas são câmeras digitais e adobe photoshop. Escolhi câmeras Pentax pelo seu design simples e pela reputação de durabilidade. Photoshop é meu software preferido porque não há nada que se aproxime de sua capacidade de melhorar e modificar fotos novas como antigas. Do mesmo modo que fiz com martelos, serras e similares, aprendi a avaliar câmeras e “ferramentas” de computação para realizar meu trabalho e busquei diligentemente compreender como usá-las corretamente.

Como meu pai me ensinou, ter boas ferramentas, respeitá-las e adquirir o conhecimento e habilidades necessários para usá-las é a chave para o sucesso em qualquer área. E ao longo dos anos descobri que estes princípios se aplicam também à vida espiritual.

Para seguidores de Jesus Cristo no ambiente de trabalho do século XXI, a Bíblia pode ser — e deve ser — ferramenta tão valiosa quanto um manual, apresentação de vendas, orçamento, web site ou outro recurso de trabalho. As Escrituras proporcionam orientação e instrução ilimitadas sobre tópicos que vão desde ética e integridade, a comunicações e gestão para tomada de decisões. Considere o seguinte:

Guia para o sucesso. Aprendendo e se esforçando para aplicar princípios bíblicos, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, descobrimos provados princípios atemporais para um viver bem-sucedido. “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei (as Escrituras) e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido” (Josué 1.8).

Recurso com múltiplos propósitos. Uma das mais importantes reivindicações da Bíblia é que ela foi escrita por Deus, que orientou os escritores dos diversos livros, apresentando Sua verdade para que toda a Humanidade a seguisse em todos as áreas da vida. Ela tem valor para instruir, apontar erro, auxiliar nas mudanças necessárias e mostrar como ter vidas produtivas e cheias de significado. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2Timóteo 3.16-17).

Próxima semana tem mais!

Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramática. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de “Câmaras de Alto desempenho”, livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de José Sergio Fortesr.

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Quais as ferramentas mais valiosas que você possui? Você sabe usá-las e cuidar delas corretamente para que permaneçam utilizáveis?

2. Como você interpreta a afirmação: “Cuide de suas ferramentas e elas cuidarão de você”?

3. Para o autor, a Bíblia é uma ferramenta muito útil para todos os aspectos da vida cotidiana, inclusive o trabalho. Qual sua opinião a repeito?

4. Segundo Josué 1.8, como você compreende a definição para “sucesso”, em particular como o conceito é usado nos negócios e no mundo profissional?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Deuteronômio 6.4-9; Salmos 1.1-3; 119.9-11; Provérbios 1.7; Hebreus 4.12; 1João 1.1-7.

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *